quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Último Sorriso


Carminha: Nossa, Cantão... tô sentindo uma coisa esquisita. Será que vai ser hoje?

Cantão: Eu também, Carminha. Um certo...

Carminha: Vazio, né?

Cantão: Isso mesmo. Uma sensação de "será que o filme já não deveria ter acabado".

Carminha: Exato! Isso mesmo!

Cantão: Faz tempo que estamos juntos?

Carminha: Boa pergunta... nunca contei o tempo, acredita?

Cantão: Nem eu! Acho que somos o único casal no mundo que agiu desse modo, hein?

Carminha: Verdade. E nunca brigamos também. Dizem que isso é ruim, né? Que um casal de verdade deveria brigar sempre...

Cantão: Não me vejo com outra pessoa.

Carminha: Nem eu.

Cantão: Parecemos tão diferentes dos outros... parecemos que não somos desse mundo. Sei lá... queria estar em outro lugar.

Carminha: Eu também. Onde gostaria de estar?

Cantão: Ah... não sei. Só sei que não queria estar aqui.

Carminha: Eu queria estar vivendo só daqui a uns mil anos. Queria ter nascido no futuro.

Cantão: Bom... acho que futuro e passado são coisas de nossa mente... subjetivas...

Carminha: É vero. Me diz uma coisa: como sabemos que nossa "missão" está cumprida?

Cantão: Ah, acho que isso é clichê. Nunca se sabe uma coisa dessas.

Carminha: Mas o que acontece, quando se acha que não há mais nada a ser feito?

Cantão: ...

Carminha: Vazio, vazio...

Cantão: Acho que a vida é como uma montanha: você tem um determinado tempo pra escalar até o topo, depois deve descer até a base, do outro lado. Se demorar pra chegar até lá...

Carminha: Não conseguirá subir nunca mais.

Cantão: Exato. E em vez de descer do outro lado, é capaz de rolar morro abaixo todo o caminho que já subiu.

Carminha: Será que subimos essa montanha?

Cantão: ...

Carminha: Dependendo... é melhor descer por conta própria do que sair rolando, né?

Cantão: Com certeza.

Carminha: Cantão... abre a janela?

Cantão: Olha só a Lua... linda!

Carminha: E que brisa suave... nunca havia reparado na Lua, no céu e nas estrelas como estou reparando agora.

Cantão: Só reparamos nessas coisas ditas “bobas” nesses momentos, né?

Carminha: Admirar isso pela última vez... é quase inacreditável, né? Será que estamos escapando?

Cantão: Bom, já discutimos isso mais de mil vezes. Colocar um ponto final em algo que deve terminar não é escapar de nada. Há hora de se começarem e de se terminarem as coisas. Vamos apagar os maus momentos de nossas mentes, vamos relembrar tudo de bom que nos aconteceu durante todo esse tempo juntos.

Carminha: Que sociedade estúpida essa nossa, não acha? Que bando de hipócritas, falsos... que tempo inútil e cretino estamos vivendo...

Cantão: É a essência humana... acho que sempre foi assim e sempre será. Somos um câncer, Carminha... um câncer maligno.

Carminha: E cânceres devem ser eliminados.

Cantão: Para sempre.

Carminha: Vento forte, né?

Cantão: Quer que feche a janela?

Carminha: Prefiro que não... adoraria ficar vendo a Lua... admirá-la até...

Cantão: Eu também. Está linda hoje!

Carminha: Obrigada!

Cantão: Carminha... eu falava da Lua!

Carminha: Ah... nem vou fazer um “buááá”. Tô com preguiça...

Cantão: Tá bom, vai... você também!

Carminha: Brigadinha!

Cantão: ...

Carminha: Você acha que estamos deixando algo pro mundo? Pras pessoas que a gente conhece, ao menos?

Cantão: Algumas memórias, talvez. Boas, ótimas, ruins, péssimas... mas isso não fará mais diferença a ninguém. Ser lembrado daqui a um, dez, cem ou mil anos? Que importa? Nem que tivéssemos uma estátua no centro da cidade. Chega uma hora em que nada mais importa.



******************

Carminha: Preparou aquele chá?

Cantão: Sim... pros dois. Vamos beber na cama.

Carminha: Um gole?

Cantão: Dois... pra garantir. É tiro e queda, li.

Carminha: Tem certeza de que quer isso?

Cantão: Se você for... vou com você. Sempre estivemos juntos, em tudo quanto foi situação, né?

Carminha: Sim, sim... vou ter saudades.

Cantão: Eu também. Até logo?

Carminha: Será que existe um... "até logo"?

Cantão: Queria crer que sim. Mas não sei.

Carminha: Deixa ver por uma última vez seu último sorriso?

Cantão: Sim... mas quero ver o seu também. Acho que vou ter saudades disso...

Carminha: Dorme bem, Cantão... espero estar ao seu lado... depois...

Cantão: Eu também, Carminha... eu também. Boa... noite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário